Eu como grande fã do Nikola Tesla o considero um dos maiores inventores do século 19 (de todos os tempos também). Muitos feitos de Tesla foram esquecidos pelo tempo, e até mesmo perdeu-se o crédito que lhe cabia em várias invenções. Porém, hoje a história está sendo gentil com ele, muitas de suas invenções estão passando a ser conhecidas e estão recebendo os créditos devidos.
Temos conhecimento de muitas invenções de Tesla, mas existem muitos rumores sobre dispositivos seus que foram perdidos com o passar do tempo. Estas invenções poderiam ter mudado completamente o mundo que conhecemos hoje.
1. Raio da Morte
Esse é a mais famoso das chamadas invenções perdidas de Tesla. Na década de 1930, Tesla alegava que havia inventado uma máquina que era capaz de disparar feixes de energia focalizados que eram capazes de destruir qualquer coisa em uma distância de 320 quilômetros. Ele afirmou também que o seu dispositivo poderia criar uma “muralha da potência” para se defender contra qualquer tipo de objeto. Embora a máquina nunca ter sido criada, isto não impediu os rivais de Tesla de tentassem roubar o seu projeto . A configuração final do raio da morte se perdeu na história.
2. O Oscilador
Em 1898, Tesla criou um pequeno dispositivo oscilante que ele decidiu anexar à parede de seu escritório. Após ligar, o dispositivo quase derrubou o edifício todo. Depois de desligá-lo, Tesla destruiu o dispositivo e os projetos que ele usou para criá-lo. Ele disse a seus funcionários para não revelar a verdadeira causa dos tremores para ninguém.
3. Sistema de eletricidade livre
Entre a virada do século, Tesla recebeu um financiamento de JP Morgan para construir uma torre de transmissão gigante em Long Island. A ideia de Morgan era que a torre fosse utilizada para enviar mensagens sem fio em todo o mundo. No entanto, Tesla planejava usar a torre para transmitir eletricidade sem fio e livre em todo o globo. Uma vez que Morgan descobriu os planos de Tesla, ele fechou o projeto. A eletricidade livre teria ferido seriamente suas margens de lucro. (Já pensou? Energia de graça para todos!)
4. Disco voador
Em 1911, foi descoberto que Tesla estava trabalhando em uma máquina voadora. Ele afirmava que a sua máquina voadora, não teria asas, hélices, e que se moveria a vontade para qualquer direção, e que poderia ficar parada no ar, mesmo com o vento, e por um período de tempo. Soa muito parecido com a descrição de um OVNI, não é?
5. Dirigíveis elétricos
Numa altura em que o transporte aéreo moderno foi apenas um sonho, Tesla propôs usar dirigíveis elétricos para o transporte de pessoas em todo o Oceano Atlântico. Ele também propôs que as aeronaves seriam capazes de obter a sua energia a partir do sol e da atmosfera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário