Mais de 172 mil estudantes se inscreveram no vestibular 2014 da Fundação Universitária para o Vestibular para concorrer às 11.057 vagas oferecidas pela Universidade de São Paulo (USP). Segundo a instituição, esse número corresponde a um recorde histórico de inscritos desde que a Fuvest foi criada, há 37 anos. No ano passado, foram 159.609 inscritos.
Também houve aumento no percentual de participação de alunos oriundos de escolas públicas inscritos no vestibular. Neste ano, 38% dos inscritos (65.224 candidatos) são oriundos desse segmento, sendo que 35,3% (60.683) cursaram, pelo menos, o ensino médio na rede pública de ensino e 16,3% (27.995) são alunos inscritos no Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), que cursaram todo o ensino fundamental e médio na rede pública.
Outro destaque é o número de inscritos que se declararam pretos, pardos e indígenas, que foi de 23.735 (13,8%) candidatos. Trata-se de um novo grupo de beneficiados pelos bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), que poderão receber até 5% de bônus adicional, dependendo do desempenho na prova da primeira fase da Fuvest.
"Esses dados devem ser festejados, porque nos mostram que o Plano Institucional da Universidade, que visa ao desenvolvimento de ações de inclusão social na Universidade, teve eco entre esses estudantes", afirmou a pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn durante entrevista coletiva.
O plano, aprovado pelo Conselho Universitário em julho deste ano, inclui quatro medidas: o aumento e criação de novos bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), a criação do Programa de Preparação para o Vestibular da USP, o aperfeiçoamento do programa “Embaixadores USP” e a ampliação dos locais de prova da Fuvest no Estado de São Paulo. Os bônus do Inclusp podem chegar a até 25%, dependendo do grupo em que candidato se inserir. O bônus é calculado segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do vestibular da Fuvest. O bônus obtido na primeira fase será aplicado na segunda fase. Hoje, essa porcentagem pode chegar a até 15%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário