Representação artística de um asteroide
Um asteroide desse tamanho poderia causar danos significativos se caísse em uma grande cidade, o impacto seria o de uma bomba nuclear, cerca de metade do tamanho da que atingiu Hiroshima em 1945. O asteroide foi descoberto na quarta-feira, 28 de abril pelos astrônomos com a equipe Mount Lemmon Survey, de acordo com um alerta emitido pelo Minor Planet Center, um braço da União Astronômica Internacional, que narra as descobertas de asteroides, segundo o space.com. Cientistas da NASA e outros pesquisadores ao redor do mundo monitoram constantemente o céu a procura de asteroides que poderiam atingir a superfície do planeta. Uma nova pesquisa surpreendente revelou o quão vulnerável é o nosso planeta aos impactos de asteroides. Um trio de ex-astronautas publicou que estamos até dez vezes mais propensos de sermos atingidos do que se pensava – em nota, eles disseram que, “se a humanidade se livrou de algum desastre até agora foi por “pura sorte”.Observe abaixo a trajetória:
Relembrando o caso do meteorito que atingiu a Rússia em 2013: O fragmento explodiu a 32 km de altitude, entretanto, causou estragos e deixou mais de 1000 pessoas feridas.
Três astronautas que participavam de um antigo grupo de apoio à Fundação B612 – uma empresa privada dedicada a proteger a Terra contra asteroides – apresentaram os dados. Os impactos do objeto espacial foram calculados pela Organização do Tratado Nuclear-Test-Ban, que opera uma rede global de sensores para detectar detonações de armas nucleares. A maioria das explosões de meteoros ocorrem na parte mais elevada da atmosfera e não causam danos graves no chão. Mas a evidência é um lembrete de como a Terra é vulnerável à ameaça do espaço, dizem os cientistas.
O impacto mais dramático ocasionado por um asteroide ou cometa nos últimos tempos ocorreu quando um objeto explodiu sobre Tunguska, na Sibéria, em 1908, com um rendimento de energia equivalente a entre 5.000 e 15.000 toneladas de TNT.
O impacto mais dramático ocasionado por um asteroide ou cometa nos últimos tempos ocorreu quando um objeto explodiu sobre Tunguska, na Sibéria, em 1908, com um rendimento de energia equivalente a entre 5.000 e 15.000 toneladas de TNT.
Uma área de floresta que cobre 2.000 quilômetros quadrados foi arrasada pela explosão.
A perspectiva horripilante de um asteroide bater na Terra foi tema de filmes de sucesso, como Armageddon, estrelado por Bruce Willis, e Impacto Profundo, estrelado por Morgan Freeman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário