terça-feira, 6 de maio de 2014

Gradiente de Pressão atmosférica

Gradiente de pressão é a principal causa dos ventos, surgindo como o resultado das diferenças de pressões atmosféricas, esse processo se intensifica quando existe uma maior diferença entre a área de alta pressão e a área de baixa e uma menor distância entre tais. O ar flui de áreas de alta pressão dirigindo-se a área de menor peso do ar (BAIXA).
Gradiente de Pressão atmosférica Gradiente de pressão é a principal causa dos ventos, surgindo como o resultado das diferenças de pressões atmosféricas, esse processo se intensifica quando existe uma maior diferença entre a área de alta pressão e a área de baixa e uma menor distância entre tais. O ar flui de áreas de alta pressão dirigindo-se a área de menor peso do ar (BAIXA).  Ex 1: se a região A estiver em 1010 mb, e na área B estiver em 1000 mb; o Gradiente de pressão será de 10mb (Diferença entre as duas áreas, o vento então soprará de A para B.) Ex 2: Se na região C a pressão atmosférica indicar 1010mb, e na região D o dado for 990mb; o Gradiente de Pressão será maior do que AB: 20mb; Isso significa que o vento será mais veloz no exemplo 2 se desconsiderarmos todas as distâncias, a intensidade do vento é proporcional à diferença de pressão atmosférica entre uma região e outra.  *Lembrando que as distâncias entre os pontos de alta e baixa também é fundamental, pois, a velocidade dos ventos e inversamente proporcional à distância que separa estas regiões.
Ex 1: se a região A estiver em 1010 mb, e na área B estiver em 1000 mb; o Gradiente de pressão será de 10mb (Diferença entre as duas áreas, o vento então soprará de A para B.)
Ex 2: Se na região C a pressão atmosférica indicar 1010mb, e na região D o dado for 990mb; o Gradiente de Pressão será maior do que AB: 20mb; Isso significa que o vento será mais veloz no exemplo 2 se desconsiderarmos todas as distâncias, a intensidade do vento é proporcional à diferença de pressão atmosférica entre uma região e outra.

*Lembrando que as distâncias entre os pontos de alta e baixa também é fundamental, pois, a velocidade dos ventos e inversamente proporcional à distância que separa estas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .