sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Governos Militares


Governos Militares Governos Militares Castelo Branco foi o primeiro dos presidentes da Ditadura Civil-Militar iniciada em 1964  Um dos períodos mais marcantes da história da República do Brasil foi constituído pelos Governos Militares, que exerceram o poder de forma ditatorial entre os anos de 1964 e 1985. O período foi marcado por uma intensa repressão e perseguição aos grupos políticos de esquerda, e mesmo a alguns de centro, como os liberais que se opunham à supressão das liberdades da democracia liberal. Durante o período houve torturas e assassinatos por parte das forças militares e policiais. Do lado dos grupos de esquerda, uma resistência armada também foi realizada, resultando em confrontos com os militares, sendo que, nesses casos, baixas ocorreram em ambos os lados. Sequestros de embaixadores também constituíram uma forma de pressão por parte dos grupos que eram perseguidos pela ditadura. A repressão, aliada a uma estratégia econômica de aproximação com o capital internacional, proporcionou o crescimento econômico em alguns setores, principalmente o industrial. Esse crescimento serviu como propaganda da Ditadura Civil-Militar, principalmente no início da década de 1970, quando estava em curso o milagre econômico brasileiro. Mas a resistência à ditadura ocorreu também no aspecto cultural, pois as produções artísticas cinematográficas, teatrais e musicais colocavam-se contra o regime instaurado em 1964. Criaram-se ainda formas de burlar a censura necessária para que essas produções chegassem ao público. O Nosso site  através da seção sobre Governos Militares, apresenta artigos sobre esse período histórico de suma importância para os rumos tomados pelo país após a década de 1970 até os dias atuais. Boa leitura!
Castelo Branco foi o primeiro dos presidentes da Ditadura Civil-Militar iniciada em 1964

Um dos períodos mais marcantes da história da República do Brasil foi constituído pelos Governos Militares, que exerceram o poder de forma ditatorial entre os anos de 1964 e 1985.
O período foi marcado por uma intensa repressão e perseguição aos grupos políticos de esquerda, e mesmo a alguns de centro, como os liberais que se opunham à supressão das liberdades da democracia liberal.
Durante o período houve torturas e assassinatos por parte das forças militares e policiais. Do lado dos grupos de esquerda, uma resistência armada também foi realizada, resultando em confrontos com os militares, sendo que, nesses casos, baixas ocorreram em ambos os lados. Sequestros de embaixadores também constituíram uma forma de pressão por parte dos grupos que eram perseguidos pela ditadura.
A repressão, aliada a uma estratégia econômica de aproximação com o capital internacional, proporcionou o crescimento econômico em alguns setores, principalmente o industrial. Esse crescimento serviu como propaganda da Ditadura Civil-Militar, principalmente no início da década de 1970, quando estava em curso o milagre econômico brasileiro.
Mas a resistência à ditadura ocorreu também no aspecto cultural, pois as produções artísticas cinematográficas, teatrais e musicais colocavam-se contra o regime instaurado em 1964. Criaram-se ainda formas de burlar a censura necessária para que essas produções chegassem ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .