segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Trópicos de Câncer e Capricórnio


Os trópicos de Câncer e Capricórnio foram criados em virtude da inclinação dos raios solares durante os solstícios.


Trópicos de Câncer e Capricórnio Os trópicos de Câncer e Capricórnio foram criados em virtude da inclinação dos raios solares durante os solstícios.    Localização dos trópicos de Câncer e Capricórnio  Você já se perguntou qual a função dos trópicos de câncer e capricórnio? Antes de responder a essa pergunta, primeiramente precisamos compreender corretamente as suas respectivas definições. O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada no Hemisfério Norte, sobre a latitude de 23,27º. Já o Trópico de Capricórnio localiza-se no Hemisfério Sul, sobre a latitude de -23,27º. Os trópicos foram criados por serem os pontos onde o sol incide perpendicularmente durante os solstícios — os períodos do ano em que os dias e as noites têm durações diferentes. Durante o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte, o sol ilumina perpendicularmente cada vez mais ao sul até se localizar no ponto paralelo ao Trópico de Capricórnio, quando, a partir de então, ele “recua” sua zona de iluminação em direção ao Hemisfério Norte. Da mesma forma, durante o inverno do Hemisfério Sul e o verão do Hemisfério Norte, acontece o mesmo processo, só que envolvendo dessa vez o Trópico de Câncer, que passa a ser o limite da latitude em que o sol incide perpendicularmente durante o ano. Por que os trópicos recebem nomes de constelações do zodíaco? A origem do nome dos trópicos data de cerca de 200 a.C. Nessa época, os astrônomos perceberam que o fenômeno dos solstícios no Hemisfério Sul acontecia quando o sol estava posicionado sobre a constelação de Capricórnio e que, no Hemisfério Norte, ele estava posicionado na constelação de Câncer, dando origem às linhas imaginárias que demarcam esse fenômeno na Terra. E qual é a função dos trópicos? Além de marcar o limite de inclinação dos raios solares, os trópicos também possuem outras funções. A primeira delas é a localização geográfica, de forma que essas linhas permitem-nos conhecer as chamadas regiões intertropicais, ou seja, aquelas localidades que se situam entre os dois trópicos. Outra função é auxiliar na compreensão sobre a dinâmica climática. Isso porque os trópicos, a Linha do Equador e os círculos polares ártico e antártico servem para dividir as faixas climáticas ou Zonas Térmicas, que são um dos principais fatores que determinam o clima das diferentes regiões da Terra. Países cortados pelo Trópico de Câncer: América: Bahamas, México e Estados Unidos. Ásia: Arábia Saudita, Bangladesh, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Myanmar, Omã e Taiwan. África: Argélia, Chade, Egito, Mauritânia, Líbia, Mali e Níger.  Monumento construído em Taiwan para indicar o Trópico de Câncer   Países cortados pelo Trópico de Capricórnio: América: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai África: África do Sul, Botswana, Moçambique, Madagascar e Namíbia. Oceania: Austrália.  Monumento construído na África do Sul para indicar o Trópico de Capricórnio
Localização dos trópicos de Câncer e Capricórnio

Você já se perguntou qual a função dos trópicos de câncer e capricórnio? Antes de responder a essa pergunta, primeiramente precisamos compreender corretamente as suas respectivas definições.
Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada no Hemisfério Norte, sobre a latitude de 23,27º. Já o Trópico de Capricórnio localiza-se no Hemisfério Sul, sobre a latitude de -23,27º.
Os trópicos foram criados por serem os pontos onde o sol incide perpendicularmente durante os solstícios — os períodos do ano em que os dias e as noites têm durações diferentes.
Durante o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte, o sol ilumina perpendicularmente cada vez mais ao sul até se localizar no ponto paralelo ao Trópico de Capricórnio, quando, a partir de então, ele “recua” sua zona de iluminação em direção ao Hemisfério Norte.
Da mesma forma, durante o inverno do Hemisfério Sul e o verão do Hemisfério Norte, acontece o mesmo processo, só que envolvendo dessa vez o Trópico de Câncer, que passa a ser o limite da latitude em que o sol incide perpendicularmente durante o ano.
Por que os trópicos recebem nomes de constelações do zodíaco?
A origem do nome dos trópicos data de cerca de 200 a.C. Nessa época, os astrônomos perceberam que o fenômeno dos solstícios no Hemisfério Sul acontecia quando o sol estava posicionado sobre a constelação de Capricórnio e que, no Hemisfério Norte, ele estava posicionado na constelação de Câncer, dando origem às linhas imaginárias que demarcam esse fenômeno na Terra.
E qual é a função dos trópicos?
Além de marcar o limite de inclinação dos raios solares, os trópicos também possuem outras funções. A primeira delas é a localização geográfica, de forma que essas linhas permitem-nos conhecer as chamadas regiões intertropicais, ou seja, aquelas localidades que se situam entre os dois trópicos.
Outra função é auxiliar na compreensão sobre a dinâmica climática. Isso porque os trópicos, a Linha do Equador e os círculos polares ártico e antártico servem para dividir as faixas climáticas ou Zonas Térmicas, que são um dos principais fatores que determinam o clima das diferentes regiões da Terra.
Países cortados pelo Trópico de Câncer:
América: Bahamas, México e Estados Unidos.
Ásia: Arábia Saudita, Bangladesh, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Myanmar, Omã e Taiwan.
África: Argélia, Chade, Egito, Mauritânia, Líbia, Mali e Níger.
Monumento construído em Taiwan para indicar o Trópico de Câncer  Os trópicos de Câncer e Capricórnio foram criados em virtude da inclinação dos raios solares durante os solstícios.    Localização dos trópicos de Câncer e Capricórnio  Você já se perguntou qual a função dos trópicos de câncer e capricórnio? Antes de responder a essa pergunta, primeiramente precisamos compreender corretamente as suas respectivas definições. O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada no Hemisfério Norte, sobre a latitude de 23,27º. Já o Trópico de Capricórnio localiza-se no Hemisfério Sul, sobre a latitude de -23,27º. Os trópicos foram criados por serem os pontos onde o sol incide perpendicularmente durante os solstícios — os períodos do ano em que os dias e as noites têm durações diferentes. Durante o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte, o sol ilumina perpendicularmente cada vez mais ao sul até se localizar no ponto paralelo ao Trópico de Capricórnio, quando, a partir de então, ele “recua” sua zona de iluminação em direção ao Hemisfério Norte. Da mesma forma, durante o inverno do Hemisfério Sul e o verão do Hemisfério Norte, acontece o mesmo processo, só que envolvendo dessa vez o Trópico de Câncer, que passa a ser o limite da latitude em que o sol incide perpendicularmente durante o ano. Por que os trópicos recebem nomes de constelações do zodíaco? A origem do nome dos trópicos data de cerca de 200 a.C. Nessa época, os astrônomos perceberam que o fenômeno dos solstícios no Hemisfério Sul acontecia quando o sol estava posicionado sobre a constelação de Capricórnio e que, no Hemisfério Norte, ele estava posicionado na constelação de Câncer, dando origem às linhas imaginárias que demarcam esse fenômeno na Terra. E qual é a função dos trópicos? Além de marcar o limite de inclinação dos raios solares, os trópicos também possuem outras funções. A primeira delas é a localização geográfica, de forma que essas linhas permitem-nos conhecer as chamadas regiões intertropicais, ou seja, aquelas localidades que se situam entre os dois trópicos. Outra função é auxiliar na compreensão sobre a dinâmica climática. Isso porque os trópicos, a Linha do Equador e os círculos polares ártico e antártico servem para dividir as faixas climáticas ou Zonas Térmicas, que são um dos principais fatores que determinam o clima das diferentes regiões da Terra. Países cortados pelo Trópico de Câncer: América: Bahamas, México e Estados Unidos. Ásia: Arábia Saudita, Bangladesh, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Myanmar, Omã e Taiwan. África: Argélia, Chade, Egito, Mauritânia, Líbia, Mali e Níger.  Monumento construído em Taiwan para indicar o Trópico de Câncer   Países cortados pelo Trópico de Capricórnio: América: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai África: África do Sul, Botswana, Moçambique, Madagascar e Namíbia. Oceania: Austrália.  Monumento construído na África do Sul para indicar o Trópico de Capricórnio
Monumento construído em Taiwan para indicar o Trópico de Câncer 

Países cortados pelo Trópico de Capricórnio:
América: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai
África: África do Sul, Botswana, Moçambique, Madagascar e Namíbia.
Oceania: Austrália.
Monumento construído na África do Sul para indicar o Trópico de Capricórnio Os trópicos de Câncer e Capricórnio foram criados em virtude da inclinação dos raios solares durante os solstícios.    Localização dos trópicos de Câncer e Capricórnio  Você já se perguntou qual a função dos trópicos de câncer e capricórnio? Antes de responder a essa pergunta, primeiramente precisamos compreender corretamente as suas respectivas definições. O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada no Hemisfério Norte, sobre a latitude de 23,27º. Já o Trópico de Capricórnio localiza-se no Hemisfério Sul, sobre a latitude de -23,27º. Os trópicos foram criados por serem os pontos onde o sol incide perpendicularmente durante os solstícios — os períodos do ano em que os dias e as noites têm durações diferentes. Durante o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte, o sol ilumina perpendicularmente cada vez mais ao sul até se localizar no ponto paralelo ao Trópico de Capricórnio, quando, a partir de então, ele “recua” sua zona de iluminação em direção ao Hemisfério Norte. Da mesma forma, durante o inverno do Hemisfério Sul e o verão do Hemisfério Norte, acontece o mesmo processo, só que envolvendo dessa vez o Trópico de Câncer, que passa a ser o limite da latitude em que o sol incide perpendicularmente durante o ano. Por que os trópicos recebem nomes de constelações do zodíaco? A origem do nome dos trópicos data de cerca de 200 a.C. Nessa época, os astrônomos perceberam que o fenômeno dos solstícios no Hemisfério Sul acontecia quando o sol estava posicionado sobre a constelação de Capricórnio e que, no Hemisfério Norte, ele estava posicionado na constelação de Câncer, dando origem às linhas imaginárias que demarcam esse fenômeno na Terra. E qual é a função dos trópicos? Além de marcar o limite de inclinação dos raios solares, os trópicos também possuem outras funções. A primeira delas é a localização geográfica, de forma que essas linhas permitem-nos conhecer as chamadas regiões intertropicais, ou seja, aquelas localidades que se situam entre os dois trópicos. Outra função é auxiliar na compreensão sobre a dinâmica climática. Isso porque os trópicos, a Linha do Equador e os círculos polares ártico e antártico servem para dividir as faixas climáticas ou Zonas Térmicas, que são um dos principais fatores que determinam o clima das diferentes regiões da Terra. Países cortados pelo Trópico de Câncer: América: Bahamas, México e Estados Unidos. Ásia: Arábia Saudita, Bangladesh, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Myanmar, Omã e Taiwan. África: Argélia, Chade, Egito, Mauritânia, Líbia, Mali e Níger.  Monumento construído em Taiwan para indicar o Trópico de Câncer   Países cortados pelo Trópico de Capricórnio: América: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai África: África do Sul, Botswana, Moçambique, Madagascar e Namíbia. Oceania: Austrália.  Monumento construído na África do Sul para indicar o Trópico de Capricórnio
Monumento construído na África do Sul para indicar o Trópico de Capricórnio 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .