quarta-feira, 22 de junho de 2016

Satélites e drones ajudam arqueólogos a encontrar monumento de 2 mil anos


Sítio arqueológico de Petra, na Jordânia (Foto: Flickr/Wojtek Ogrodowczyk)
SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE PETRA, NA JORDÂNIA (FOTO: FLICKR/WOJTEK OGRODOWCZYK)

Apartir de imagens de satélites e drones, os arqueólogos Sarah Parcak e Christopher Tuttle encontraram um monumento em Petra, na Jordânia. A cidade serviu como capital para uma tribo árabe na era antes de Cristo e foi abandonada no fim do Império Bizantino. Atualmente, o local é conhecido por ser um importante sítio arqueológico da região.
Em um estudo publicado no Bulletin of the American Schools of Oriental Researchos arqueólogos explicam que a estrutura em questão ainda não foi escavada e tem uma dimensão de 56 por 49 metros. No interior do monumento há colunas e o que parece ter sido uma grande escadaria, em frente da qual há uma outra estrutura de 8,5 metros. A pesquisa revela ainda que a esta última provavelmente tinha uma função ceremonial.
Estima-se que o monumento tenha sido construído entre o primeiro século antes de Cristo e o segundo século depois de Cristo, época na qual a maioria das construções de Petra foram desenvolvidas.

Imagens feitas por satélites drones dão aos arqueólogos uma perspectiva aérea dessas estruturas, o que lhes ajuda a entender como monumentos históricos surgiram e como se relacionam com o local onde foram construídos. "Tenho certeza que ao longo de dois séculos de pesquisa em Petra, alguém suspeitou que o monumento estava lá, mas nunca foi estudado ou registrado", explica Christopher Tuttle. "Trabalhei em Petra por vinte anos e sabia que tinha algo por lá, mas é legítimo chamar o nosso trabalho de descoberta."
Imagem do local feita por drone (Foto: Reprodução/I. LABIANCA)
IMAGEM DO LOCAL FEITA POR DRONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .