sexta-feira, 24 de junho de 2016

Sonda da NASA envia fotos de Plutão que mostram superfície congelada

Abaixo da superfície de Plutão, foi possível detectar um oceano congelado. Essa recente descoberta foi enviada pela sonda New Horizons da NASA, que passou pelo planeta anão no ano passado. As imagens que a sonda enviou mostram que a superfície é constituída por diferentes tipos de gelo. Durante o seu voo, New Horizons encontrou fendas gigantes e linhas de falhas com centenas de quilômetros de comprimento e quatro quilômetros de profundidade. “O New Horizons revelou que existem características tectônicas que indicam que Plutão passou por um período de expansão global”, diz Noah Hammond, autor de um novo estudo sobre o planeta.  A questão de como esse oceano permaneceria líquido tão longe do calor do Sol é fácil de responder. Os pesquisadores acreditam que existem elementos radioativos que produzem calor suficiente dentro do núcleo rochoso do planeta para derreter parte de sua concha gelada. Ao longo do tempo, as partes exteriores da porção fundida começaram a voltar a congelar. Caso a teoria dos pesquisadores estejam corretas, Plutão teria uma camada de gelo com aproximadamente 300 quilômetros de espessura na superfície do planeta, escondendo um oceano profundo abaixo.  Fonte: Techradar  Foto: Reprodução
Sonda da NASA envia fotos de Plutão que mostram superfície congelada

Abaixo da superfície de Plutão, foi possível detectar um oceano congelado. Essa recente descoberta foi enviada pela sonda New Horizons da NASA, que passou pelo planeta anão no ano passado. As imagens que a sonda enviou mostram que a superfície é constituída por diferentes tipos de gelo. Durante o seu voo, New Horizons encontrou fendas gigantes e linhas de falhas com centenas de quilômetros de comprimento e quatro quilômetros de profundidade. “O New Horizons revelou que existem características tectônicas que indicam que Plutão passou por um período de expansão global”, diz Noah Hammond, autor de um novo estudo sobre o planeta.
A questão de como esse oceano permaneceria líquido tão longe do calor do Sol é fácil de responder. Os pesquisadores acreditam que existem elementos radioativos que produzem calor suficiente dentro do núcleo rochoso do planeta para derreter parte de sua concha gelada. Ao longo do tempo, as partes exteriores da porção fundida começaram a voltar a congelar. Caso a teoria dos pesquisadores estejam corretas, Plutão teria uma camada de gelo com aproximadamente 300 quilômetros de espessura na superfície do planeta, escondendo um oceano profundo abaixo.
Fonte: Techradar
Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .