segunda-feira, 27 de junho de 2016

Mar de Santos se acende pelo terceiro dia seguido

Fenômeno que deixa a água azul fluorescente é conhecido como bioluminescência
(Reprodução)
Pelo terceiro dia seguido o mar de Santos ficou iluminado devido ao fenômeno da bioluminescência, que ocorre quando criaturas marinhas microscópicas ficam agrupadas e agitadas. Elas geram um tom azul fluorescente nas água.
Nesta segunda-feira (27), a maquiadora Vitória Ielpe Freire, de 19 anos, também fez um registro desse momento em frente ao Canal 5. "Sempre estou na praia e nunca tinha visto isso. Fiquei muito curiosa por esse fenômeno e fui pesquisar na internet. É algo raro de acontecer", diz.
Segundo o professor do curso de Biologia Marinha e de mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília, João Miragaia, apesar de curioso, o fenômeno não é tão incomum assim. 
“Esses organismos, chamados de plânctons, estão presentes na água do mar, embora não seja tão fácil avistá-los. No entanto, a concentração neste volume é considerada anômala. Por algum motivo, esse grupo de plânctons acabou aumentando e produzindo essa luminosidade”, explicou o biólogo. 
Uma das razões para esse aumento expressivo no número de organismos na água poderia estar relacionado ao aumento da matéria orgânica na água. “Não é possível garantir isso, mas esta pode ser uma hipótese para o surgimento de tantos organismos juntos”. 
Vitória, que mora em frente à praia, conta que os vizinhos aparentemente não se importam tanto com o fenômeno. "É algo muito diferente. Não sei se vou ver isso de novo". Nos últimos dois dias, inclusive, ela diz ter caminhado pela Orla à noite para observar mais de perto as luzes.
"Percebi que o fenômeno acontece apenas entre os Canais 4 e 6. Acredito que por ser onde o mar é mais agitado. Também podemos ver melhor (a bioluminescência) após uma hora da manhã, quando apagam algumas luzes da praia".
A observação de Vitória faz sentido, de acordo com  relato do biólogo. Ele explica que o fenômeno ocorre quando há agitação da água. “Embora possamos ver esses organismos, com frequência, ao esfregar o pé na areia úmida, esses pequenos pontos no mar, quando agitados e, em grande quantidade, provocam esse efeito luminoso, que só pode ser avistado no período da noite”. 


Em alguns casos, a luz chega a cobrir as ondas, como ocorreu neste final de semana. Ainda conforme o professor universitário, existe uma hipótese para a produção dessa  bioluminescência. Trata-se de um mecanismo de sobrevivência para esses microorganismos. “A ideia que se supõe é que essa luz, típica da noite, pode repelir o predador. É um mecanismo de defesa destes seres vivos”. 
Ilha de Vaadhoo, Raa Atoll, Maldivas
Esta ilha é conhecida devido a bioluminescência, conhecida como "o mar das estrelas". Confira abaixo algumas fotos tiradas no local.


Fonte: A Tribuna

Um comentário:

# Compartilhe .