segunda-feira, 14 de abril de 2014

Albedo, Calor Latente, Calor Sensível e Calor Específico.


Albedo é uma medida relativa da quantidade de luz refletida, o que ocorre sobre superfícies de maneira direta ou difusa. É portanto uma medida da reflectividade da superfície de um corpo.
A palavra deriva do latim albedus (=”esbranquiçado”), a partir de albus (=”branco”).
Albedo pode ser definido como a razão entre a irradiância electromagnética reflectida (de formaireta ou difusa) e a quantidade incidente. É uma medida adimensional, isto é, sem unidades. A razão costuma ser apresentada por percentagem e é um importante parâmetro radiométrico utilizado tanto em ciências atmosféricas, climatologia, Sensoriamento remoto e em astronomia. A proporção refletido/incidente depende da freqüência da radiação considerada e assim podemos falar em albedo monocromático e pancromático (através de uma faixa do espectro eletromagnético). Se não estiver especificada, refere-se a uma média ao longo de uma banca espectral.
Se a superfície for suficientemente lisa, o albedo dependerá também do ângulo de incidência da radiação.
Exemplos: o albedo visível da superfície da neve recente é alto, em torno de 0.90 (90%), enquanto que o albedo da superfície oceânica é pequeno, da ordem de 0.10 (ou 10%).
A Terra tem um índice médio (pancromático) de 37% a 39% enquanto que a Lua tem cerca de 12%. Em Astronomia, o albedo dos satélites e asteróides pode ser utilizado para inferir acerca da composição da superfície, especialmente sobre a quantidade de gelo.
O albedo pode variar de 0(escuro) a 1(brilhante), quando não expresso em percentagem.

Irradiância
Irradiância é definida como a densidade de fluxo radiativo, em unidades de potencia por unidade de área. É propriamente o fluxo de radiação.

Albedo espectral
Definido pela razão da irradiância refletida pela irradiância incidente para um determinado comprimento de onda espectral.

Calor latente é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice versa. Durante a mudança de fase a temperatura da substância não varia, mas seu estado de agregação se modifica. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo quer dizer que a substância está recebendo calor, se negativo ela está cedendo calor.
Calor sensível:  é o tipo de calor que provoca apenas a variação da temperatura do corpo. A quantidade de calor sensível que um corpo de massa m recebe é diretamente proporcional ao seu aumento de temperatura.

Calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. É constante para cada substância em cada estado físico. Pode-se dizer que o calor específico caracteriza uma substância (em determinado estado físico).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .