Com aproximadamente 1,4 milhões de metros cúbicos de água, a Terra não é o corpo celeste mais ”aguado” de nosso sistema solar. Seria então Europa? A ”dama de gelo” de Júpiter?
A lua de Júpiter, Europa, concentra embaixo de sua camada de gelo, um enorme oceano de água líquida, realmente maior do que toda a quantidade de água da Terra. A NASA, inclusive, tem planos para mandar uma missão robótica para explorar a lua de Júpiter em busca de vida microbiana.
Porém, nenhum desses corpos detém o título de corpo com mais água no sistema solar. Titã, um grande satélite de Saturno, contém mais água do que a Terra e Europa juntos!
Figura em destaque. Comparação do volume de água líquida na Terra, Europa e Titã em escala. Estima-se que Europa tenha mais de duas vezes a água líquida da Terra e Titã tenha 11 vezes mais. A diferença é que a Terra é o único mundo no sistema solar onde a água líquida mantém um ciclo na superfície. Em Europa, por exemplo, toda a água está em um grande oceano submerso superficial. , como oceanos subterrâneos que a Terra. Apenas a água líquida é considerada nessas estimativas, mas o gelo de água também é significativamente presente em Europa e Titã
Nenhum comentário:
Postar um comentário