quinta-feira, 27 de junho de 2013

Características e nomenclatura das Bases


Características e nomenclatura das Bases Base é toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH - (hidróxido).  O que distingue as bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação, mas para saber se um composto é ou não é básico provar não é a maneira mais indicada, pois existem substâncias tóxicas.  Veja como caracterizar uma base:   • Quando são dissolvidos em água, os hidróxidos têm seus íons separados. O cátion é um metal, o ânion é o OH -.  • As bases também transferem correntes elétricas quando são dissolvidas em água.  • As bases sofrem reação a partir do contato com os ácidos, originando o NaCl (sal) e H2O (água):   Através de indicadores:  Papel de tornassol: As bases reagem com indicadores. Esse método é muito usado para diferenciar compostos básicos dos ácidos, é feito através de um indicador ácido-base como o papel de tornassol vermelho, que em contato com uma solução básica muda de cor e se torna azul.  Solução de fenolftaleína: é uma solução incolor que ao entrar em contato com uma base se torna vermelha ou rósea.  Indicador ácido-base: que pode ser feito em casa, é preparado através da Flor de hibisco. Esta flor vai se transformar em uma solução que em meio básico muda da cor vermelha para a verde.   O nome das bases é obtido a partir da seguinte regra:  Hidróxido de .......................(nome do cátion)  Veja alguns exemplos:   NaOH  Hidróxido de sódio   Al (OH)3 Hidróxido de alumínio   Ca (OH)2  Hidróxido de cálcio   Existem elementos que estabelecem mais de um hidróxido. Para dar nomes, basta certificar a valência do cátion e acrescentar em algarismo romano o número de carga do íon.   Exemplos:   Fe(OH)3:  Hidróxido de ferro (III)   Cobre (Cu):  Hidróxido de cobre (I)   Cu (OH)2:  Hidróxido de cobre (II)

Flor de Hibisco: indicador ácido-base.

Base é toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (hidróxido). O que distingue as bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação, mas para saber se um composto é ou não é básico provar não é a maneira mais indicada, pois existem substâncias tóxicas. 
Veja como caracterizar uma base: 

• Quando são dissolvidos em água, os hidróxidos têm seus íons separados. O cátion é um metal, o ânion é o OH -
• As bases também transferem correntes elétricas quando são dissolvidas em água. 
• As bases sofrem reação a partir do contato com os ácidos, originando o NaCl (sal) e H2O (água): 

Através de indicadores: 
Papel de tornassol: As bases reagem com indicadores. Esse método é muito usado para diferenciar compostos básicos dos ácidos, é feito através de um indicador ácido-base como o papel de tornassol vermelho, que em contato com uma solução básica muda de cor e se torna azul. 
Solução de fenolftaleína: é uma solução incolor que ao entrar em contato com uma base se torna vermelha ou rósea. 
Indicador ácido-base: que pode ser feito em casa, é preparado através da Flor de hibisco. Esta flor vai se transformar em uma solução que em meio básico muda da cor vermelha para a verde. 

O nome das bases é obtido a partir da seguinte regra: 
Hidróxido de .......................(nome do cátion)

Veja alguns exemplos: 

NaOH 
Hidróxido de sódio 

Al (OH)3
Hidróxido de alumínio 
Ca (OH)2 
Hidróxido de cálcio 

Existem elementos que estabelecem mais de um hidróxido. Para dar nomes, basta certificar a valência do cátion e acrescentar em algarismo romano o número de carga do íon. 

Exemplos: 

Fe(OH)3
Hidróxido de ferro (III) 
Cobre (Cu): 
Hidróxido de cobre (I) 
Cu (OH)2
Hidróxido de cobre (II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .