sábado, 22 de junho de 2013

Geografia do Japão

Geografia do Japão   Monte Fuji, ponto mais elevado do Japão.  O Japão é um país localizado no extremo oriente conhecido como “terra do sol nascente”, seu território é constituído por um arquipélago de relevo acidentado.  O arquipélago é formado por quatro importantes ilhas: Kyushu, Honshu, Shikoku e Hokkaido, além de milhares de pequenas ilhas.   O Japão conta com extenso litoral decorrente de sua localização Geográfica, a oeste a costa do mar do Japão e a leste é banhado pelo oceano Pacífico.   O território descontínuo do Japão ocupa uma área de 372.000 quilômetros quadrados nos quais existem cerca de 127,1 milhões de habitantes, desse total a maioria encontra-se nas pequenas porções de relevo suave (planícies) situadas nas planícies litorâneas.   O relevo japonês é constituído por dobramentos modernos, devido a isso existem muitas montanhas, pelo menos 75% do território possui essa característica. O país se encontra sobre a placa eurasiana em um ponto do planeta onde ocorre o encontro de várias placas tectônicas, esse fator eleva a possibilidade da incidência do desenvolvimento de fenômenos como vulcões, abalos sísmicos e tsunamis.   Outro fenômeno que assola o território são os tufões, são pelo menos dois em todos os verões.   Quanto ao clima, apresenta o do tipo temperado, isso ao norte, característica de inverno rigoroso e efetiva precipitação de neve. Na parte sulista do território predomina o clima subtropical.   Uma das grandes dificuldades japonesas é em relação à escassez de minérios contidos em seu território, diante disso tem que recorrer a importação se tornando dependente de outros países. Embora tenha que conviver com esse problema, ocupa um lugar de destaque na economia mundial e se encontra entre as três maiores economias do mundo.  
Monte Fuji, ponto mais elevado do Japão.



O Japão é um país localizado no extremo oriente conhecido como “terra do sol nascente”, seu território é constituído por um arquipélago de relevo acidentado.

O arquipélago é formado por quatro importantes ilhas: Kyushu, Honshu, Shikoku e Hokkaido, além de milhares de pequenas ilhas. 

O Japão conta com extenso litoral decorrente de sua localização Geográfica, a oeste a costa do mar do Japão e a leste é banhado pelo oceano Pacífico. 

O território descontínuo do Japão ocupa uma área de 372.000 quilômetros quadrados nos quais existem cerca de 127,1 milhões de habitantes, desse total a maioria encontra-se nas pequenas porções de relevo suave (planícies) situadas nas planícies litorâneas. 

O relevo japonês é constituído por dobramentos modernos, devido a isso existem muitas montanhas, pelo menos 75% do território possui essa característica. O país se encontra sobre a placa eurasiana em um ponto do planeta onde ocorre o encontro de várias placas tectônicas, esse fator eleva a possibilidade da incidência do desenvolvimento de fenômenos como vulcões, abalos sísmicos e tsunamis. 

Outro fenômeno que assola o território são os tufões, são pelo menos dois em todos os verões. 

Quanto ao clima, apresenta o do tipo temperado, isso ao norte, característica de inverno rigoroso e efetiva precipitação de neve. Na parte sulista do território predomina o clima subtropical. 

Uma das grandes dificuldades japonesas é em relação à escassez de minérios contidos em seu território, diante disso tem que recorrer a importação se tornando dependente de outros países. Embora tenha que conviver com esse problema, ocupa um lugar de destaque na economia mundial e se encontra entre as três maiores economias do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .