domingo, 23 de junho de 2013

Numeração Chinesa

Numeração Chinesa 
O sistema de numeração chinês é uns dos mais complexos sistemas

A numeração chinesa é um dos sistemas de numeração mais antigos e complexos da história. A matemática chinesa não surgiu sozinha, há estudos que comprovam que ela existia desde a época Han, da mesma época do Império Romano, nas transações comerciais com outras regiões da Ásia. 
A ciência chinesa sofreu influência dos árabes e dos indianos e também influenciou outras regiões, como o Japão, por exemplo. 



Hoje em dia os chineses utilizam três sistemas de numeração diferentes: O sistema indiano-arábico, O sistema huama ou hu?m? que significa números floridos ou sofisticados e o sistema de caracteres, utilizados na escrita de um número em forma de texto (preenchimento de cheques, pois dificulta a falsificação). 
Na numeração chinesa há caracteres para os números de 0 a 9 e outros caracteres para os números maiores, como as dezenas, centenas, etc. Os números usados no comércio (área financeira) são conhecidos como dàxie ( em chinês tradicional e em chinês simplificado) e os utilizados no cotidiano são de conjuntos de caracteres diferentes. Observe o quadro abaixo: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .