domingo, 16 de junho de 2013

Desabafo de um Professor !!!


Bom dia a todos, bom pessoal na verdade farei mais um desabafo do que outra coisa !!!
Sou professor da rede estadual de ensino, ministro aulas de Geografia em quatro salas de  8º série 9º ano. Semana passada, aplicamos as Olimpíadas de Matemática, os alunos tinham as três ultimas aulas para resolverem as questões. Antes do inicio da prova, passei a lista de presença para que todos assinassem, e já na sequencia entregaria as folhas contendo as perguntas da mesma.
Esperei cerca de vinte e cinco minutos para que analisassem o conteúdo antes de entregar o cartão para as respostas. 
Assim que foram recebendo seus respectivos cartões, já começaram a darem suas respostas de imediato.
Espantoso foi, que em menos de quinze minutos, todos já haviam acabado toda a prova!!!!
Não se deram nem o trabalho de ler as questões, foram marcando suas respostas á esmo!!! Quando começaram a trazer o material á minha mesa, perplexo eu indaguei a todos...
_Vocês tem certeza que não querem rever tudo antes de entregar-me?
Como um só coral, todos falaram...
_ Professor, a gente não sabe nada mesmo, porque vamos ficar esquentando nossa cabeça, pra nada!
Por mais que tentei explicar, que o acontecimento tinha suma importância, e deveria ser levado com muita seriedade, os mesmo riam e debochavam dizendo que não mudaria nada em suas vidas e que eu nem deveria me preocupar com este assunto, uma vez que leciono outra matéria!
Todos estavam querendo sair da sala, uns pedindo para ir à quadra poliesportiva, outros querendo ir para casa, uma vez que é expressamente proibido e outros querendo mexer em seus celulares!
Fiquei completamente aborrecido e chateado.
No dia seguinte, conversando com outros professores, notei que o problema não tinha sido apenas em minha sala, mas com todas!
O que relatei a vocês, nada teve de "anormal", segundo os companheiros docentes!
Agora me pergunto; o que realmente está acontecendo com nossos alunos?
Será porque tomaram conhecimento do (ECA Estatuto da Criança e do Adolescente), e em suas mentes acreditam que tens apenas direitos e nenhum dever??
Sinceramente não consigo chegar a uma conclusão razoável, será que estas ações são propositais, indiretamente impostas pelas classes dominantes?
Não quero ser leviano e nem precipitado em minhas analises ou desconfianças.
Mas o que penso é que, sem educação não ha futuro, sem professor não ha educação, sem qualificação, não ha professor. Precisamos mudar este circulo vicioso, que parece ter sido mantido pelos que veem a educação como um perigo! Porque ela liberta, transforma clientes e dependentes em eleitores conscientes e cidadãos exigentes! O Brasileiro bem educado, não aceita ser conduzido, porem conduzirá seu destino.
Para se investir no aluno, deve se primeiro investir no professor, em formação e salários mais dignos.



Professor e Geógrafo:
José R. Watzeck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .