quinta-feira, 27 de junho de 2013

Energia do futuro


Energia do futuro A energia obtida pelo processo de fusão nuclear pode ser a solução para diversos problemas enfrentados atualmente. O princípio básico deste processo é a junção de dois átomos com o objetivo de se obter apenas um. Tudo acontece no reator de fusão, os átomos de hidrogênio se agrupam para formar átomos de hélio, nêutrons e grandes quantidades de energia.   O controle inerente à liberação de energia de uma reação de fusão permite a produção de eletricidade. Este meio constitui uma fonte inesgotável de energia e não polui, como aquela gerada por métodos convencionais – o Hélio não é poluente.   A reação de fusão é a que fornece energia para as bombas de hidrogênio e para o Sol (energia Solar). Mas ainda vai demorar um pouco para ela começar a ser usada na produção de energia elétrica, apesar de já ter sido comprovada esta possibilidade. Tudo porque o homem ainda não conseguiu encontrar uma forma de controlar a fusão nuclear, como acontece com a fissão.   É bem provável que esteja próximo dos cientistas conseguirem desenvolver um processo seguro para a obtenção da fusão nuclear, que é considerada a energia do futuro.

Quais as vantagens da fusão nuclear?

A energia obtida pelo processo de fusão nuclear pode ser a solução para diversos problemas enfrentados atualmente. O princípio básico deste processo é a junção de dois átomos com o objetivo de se obter apenas um. Tudo acontece no reator de fusão, os átomos de hidrogênio se agrupam para formar átomos de hélio, nêutrons e grandes quantidades de energia. 

O controle inerente à liberação de energia de uma reação de fusão permite a produção de eletricidade. Este meio constitui uma fonte inesgotável de energia e não polui, como aquela gerada por métodos convencionais – o Hélio não é poluente. 

A reação de fusão é a que fornece energia para as bombas de hidrogênio e para o Sol (energia Solar). Mas ainda vai demorar um pouco para ela começar a ser usada na produção de energia elétrica, apesar de já ter sido comprovada esta possibilidade. Tudo porque o homem ainda não conseguiu encontrar uma forma de controlar a fusão nuclear, como acontece com a fissão. 

É bem provável que esteja próximo dos cientistas conseguirem desenvolver um processo seguro para a obtenção da fusão nuclear, que é considerada a energia do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .