Segundo informações captadas pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012, 50,3% dos alunos entre 13 e 15 anos de idade já experimentaram pelo menos uma dose de bebida alcoólica alguma vez na vida. A pesquisa aponta também que a proporção de meninas foi maior que a de meninos (51,7% contra 48,7% do sexo masculino).
Quando questionada a forma mais comum de obter a bebida, 39,7% responderam que foi em festas, 21,8% com amigos, 15,6% comprando o produto e 10,2% em suas próprias casas.
Os dados formam parte de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde com mais de cem mil adolescentes de 2.842 escolas do país com idade entre 13 e 15 anos, aplicada por meio de um formulário eletrônico que pode ser respondido de forma anônima pelos alunos. A pesquisa contou ainda com o apoio do Ministério da Educação.
Além do álcool, o documento mostrou também outros dados relevantes, como a taxa de uso de veículo motorizado por adolescentes, onde 27,1% dos estudantes afirmaram já ter dirigido um carro sem a carteira de habilitação.
Também foi investigado o uso de drogas ilícitas pelos alunos. O resultado afirma que 7,3% dos entrevistados já usaram substâncias proibidas por lei. Entre a droga mais comum está a maconha, usada por 34,5% dos estudantes que já experimentaram alguma droga ilícita, seguida pelo crack (6,4%).
A PeNSE 2012 também mostrou que 20,8% dos alunos entrevistados praticaram bullying contra os colegas nos últimos 30 dias anteriores à pesquisa. A taxa de alunos que afirmam ter sido vítimas de bullying na escola chega a 7,2%
Nenhum comentário:
Postar um comentário