quinta-feira, 6 de junho de 2013

Anomalia da Água


 Garrafa cheia de refrigerante quebrada após ter sido congelada, pois o gelo ocupa um volume maior que a água Nos estudos de Termologia vimos que diversos sólidos e líquidos aumentam de volume quando sua temperatura também é aumentada. No entanto, outras substâncias podem apresentar comportamento contrário, ou seja, quando atingem determinadas temperaturas seu volume pode diminuir.  Esporadicamente vemos os telejornais anunciarem a previsão para alguns países dizendo que a temperatura irá ser abaixo de zero e com nevada. Nesses locais, muitos líquidos expostos ao tempo se congelam. Nos países de invernos rigorosos, as pessoas costumam deixar as torneiras de suas casas sempre gotejando para que a água contida nos encanamentos não se congele, em razão do pequeno fluxo, e os canos não se arrebentem.  Como mencionado anteriormente, geralmente ao elevarmos a temperatura de uma substância, verificamos uma dilatação térmica. Entretanto, a água, ao ser aquecida de 0°C a 4°C, contrai-se constituindo uma exceção ao caso geral. Esse fenômeno pode ser explicado da seguinte maneira:  Quando uma substância se apresenta no estado sólido, os átomos de oxigênio unem-se aos átomos de hidrogênio através de uma ligação denominada ponte de hidrogênio. Em consequência disso, entre as moléculas formam-se grandes vazios, aumentando o volume externo (aspecto macroscópico).  Ao aquecer a água de 0°C a 4°C, as pontes de hidrogênio rompem-se e as moléculas passam a ocupar os vazios antes existentes, provocando, assim, uma diminuição no volume. Mas de 4°C a 100°C, a água dilata-se normalmente.  Os diagramas abaixo ilustram o comportamento do volume e da densidade em função da temperatura.    Então, a 4°C, tem-se o menor volume para a água e, consequentemente, a maior densidade da água no estado líquido.  Obs.: a densidade da água no estado sólido (gelo) é menor que a densidade da água no estado líquido.
Garrafa cheia de refrigerante quebrada após ter sido congelada, pois o gelo ocupa um volume maior que a água
Nos estudos de Termologia vimos que diversos sólidos e líquidos aumentam de volume quando sua temperatura também é aumentada. No entanto, outras substâncias podem apresentar comportamento contrário, ou seja, quando atingem determinadas temperaturas seu volume pode diminuir.
Esporadicamente vemos os telejornais anunciarem a previsão para alguns países dizendo que a temperatura irá ser abaixo de zero e com nevada. Nesses locais, muitos líquidos expostos ao tempo se congelam. Nos países de invernos rigorosos, as pessoas costumam deixar as torneiras de suas casas sempre gotejando para que a água contida nos encanamentos não se congele, em razão do pequeno fluxo, e os canos não se arrebentem.
Como mencionado anteriormente, geralmente ao elevarmos a temperatura de uma substância, verificamos uma dilatação térmica. Entretanto, a água, ao ser aquecida de 0°C a 4°C, contrai-se constituindo uma exceção ao caso geral. Esse fenômeno pode ser explicado da seguinte maneira:
Quando uma substância se apresenta no estado sólido, os átomos de oxigênio unem-se aos átomos de hidrogênio através de uma ligação denominada ponte de hidrogênio. Em consequência disso, entre as moléculas formam-se grandes vazios, aumentando o volume externo (aspecto macroscópico).
Ao aquecer a água de 0°C a 4°C, as pontes de hidrogênio rompem-se e as moléculas passam a ocupar os vazios antes existentes, provocando, assim, uma diminuição no volume. Mas de 4°C a 100°C, a água dilata-se normalmente.
Os diagramas abaixo ilustram o comportamento do volume e da densidade em função da temperatura.
Diagramas do volume e da densidade da água em função da temperatura
Então, a 4°C, tem-se o menor volume para a água e, consequentemente, a maior densidade da água no estado líquido.
Obs.: a densidade da água no estado sólido (gelo) é menor que a densidade da água no estado líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .