sábado, 1 de junho de 2013

Concretismo

                                                 O concretismo é um movimento vanguardista surgido em 1950, primeiramente na música, passando para a poesia e artes plásticas. É assinalado pelo uso de figuras geométricas e pela elaboração baseada no raciocínio. Foi criado pelo grupo paulista Ruptura, formado pelos artistas Haroldo de Campos, Geraldo de Barros e Valdemar Cordeiro.   Os princípios do concretismo distanciam da arte qualquer sentido lírico ou simbólico. O quadro, construído com elementos plásticos, não tem outro significado a não ser ele próprio. O movimento defende a racionalidade e rejeita o expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. O intuito das obras é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem. Essa concepção de arte não representa a realidade, mas evidencia estruturas, planos e conjuntos relacionados.
                                                                   Concretismo

O concretismo é um movimento vanguardista surgido em 1950, primeiramente na música, passando para a poesia e artes plásticas. É assinalado pelo uso de figuras geométricas e pela elaboração baseada no raciocínio. Foi criado pelo grupo paulista Ruptura, formado pelos artistas Haroldo de Campos, Geraldo de Barros e Valdemar Cordeiro. 

Os princípios do concretismo distanciam da arte qualquer sentido lírico ou simbólico. O quadro, construído com elementos plásticos, não tem outro significado a não ser ele próprio. O movimento defende a racionalidade e rejeita o expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. O intuito das obras é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem. Essa concepção de arte não representa a realidade, mas evidencia estruturas, planos e conjuntos relacionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .