quarta-feira, 12 de junho de 2013

Saturno.

Saturno   Saturno   Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, localizado entre as órbitas de Júpiter e Urano. Com um volume suficiente para conter 740 vezes a Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar, ficando apenas atrás de Júpiter. Seu nome provém do deus da mitologia romana Saturno, equivalente ao titã grego Cronos, pai de Zeus (Júpiter).   O planeta é muito conhecido pelo seu sistema de anéis, resultado do agrupamento de milhões de partículas. Acredita-se que eles podem ter sido originados a partir de grandes luas que foram desfeitas através do impacto de cometas e meteoróides. Quanto à sua composição, não se sabe exatamente, porém é provável que contenham grandes quantidades de água. De qualquer forma, os anéis de Saturno fazem com que o planeta seja um dos astros mais belos do Sistema Solar.   Saturno possui uma forma achatada nos pólos (seus diâmetros polar e equatorial variam quase 10%). Essa forma oval do planeta lhe confere uma rotação muito rápida (10 horas e 39 minutos), já o movimento de translação dura cerca de 29,5 anos. Embora seja um planeta gigante, Saturno é o que possui a menor densidade, assim, se houvesse um oceano suficientemente grande, o planeta flutuaria nele.   Em seu interior, há um pequeno núcleo rochoso; sobre esse núcleo há uma grande camada de hidrogênio metálico. Com ventos que podem chegar 1.800 km/h, a atmosfera do planeta é composta principalmente por hidrogênio, além de pequenas quantidades de hélio e metano. Três sondas espaciais estadunidenses já foram lançadas para explorar o planeta: Pionner 11, Voyager 1 e 2. 
Saturno




Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, localizado entre as órbitas de Júpiter e Urano. Com um volume suficiente para conter 740 vezes a Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar, ficando apenas atrás de Júpiter. Seu nome provém do deus da mitologia romana Saturno, equivalente ao titã grego Cronos, pai de Zeus (Júpiter). 

O planeta é muito conhecido pelo seu sistema de anéis, resultado do agrupamento de milhões de partículas. Acredita-se que eles podem ter sido originados a partir de grandes luas que foram desfeitas através do impacto de cometas e meteoróides. Quanto à sua composição, não se sabe exatamente, porém é provável que contenham grandes quantidades de água. De qualquer forma, os anéis de Saturno fazem com que o planeta seja um dos astros mais belos do Sistema Solar. 

Saturno possui uma forma achatada nos pólos (seus diâmetros polar e equatorial variam quase 10%). Essa forma oval do planeta lhe confere uma rotação muito rápida (10 horas e 39 minutos), já o movimento de translação dura cerca de 29,5 anos. Embora seja um planeta gigante, Saturno é o que possui a menor densidade, assim, se houvesse um oceano suficientemente grande, o planeta flutuaria nele. 

Em seu interior, há um pequeno núcleo rochoso; sobre esse núcleo há uma grande camada de hidrogênio metálico. Com ventos que podem chegar 1.800 km/h, a atmosfera do planeta é composta principalmente por hidrogênio, além de pequenas quantidades de hélio e metano. Três sondas espaciais estadunidenses já foram lançadas para explorar o planeta: Pionner 11, Voyager 1 e 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .