quarta-feira, 12 de junho de 2013

Taiga.

Taiga   Vasta área coberta pela vegetação do tipo taiga   Taiga é um tipo de vegetação encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria, China e Japão. No Brasil e em Portugal chama-se de taiga a cobertura vegetal russa, o nome de floresta de coníferas é dado para se referir à vegetação de outros países que possuem floresta boreal.   A ocorrência desse tipo de vegetação se dá em regiões de altas latitudes, nas quais predominam temperaturas adversas, onde o frio é intenso e rigoroso durante todo o ano. A taiga ou floresta boreal, que também é chamada de floresta de coníferas, é uma formação vegetal constituída basicamente por pinheiros, adaptados a temperaturas muito baixas e, consequentemente, a uma significativa quantidade de neve que desliza em suas folhas de formato pontiagudo.   Em países como Canadá, Rússia e China, a floresta em questão representa uma fonte econômica, pois a extração de madeira é realizada. No passado, a extração de madeira era praticada de forma predatória, fato que provocou a devastação de grande parte desse tipo de floresta. Atualmente essa prática é combatida efetivamente, sendo permitida somente a extração por meio de regime de reflorestamento e com a aplicação de manejo florestal.   Em regiões onde a cobertura de floresta boreal predomina, os solos são pobres em nutrientes e apresentam uma coloração esbranquiçada. Apesar dessa característica - que o coloca como impróprio para o cultivo - tem sido possível aproveitá-lo para o desenvolvimento da agricultura graças aos recursos agrícolas (adubos e fertilizantes químicos).   Quanto à fauna, essa vegetação abriga uma relativa diversidade de animais, com destaque para: alces, renas, veados, ursos, lobos, raposas, linces, arminhos, martas, esquilos, morcegos, coelhos, lebres, tigres (taiga russa), além de aves como pica-paus e falcões. Quanto à fauna aquática, o destaque é para o salmão, peixe típico desse tipo de ambiente.  
Vasta área coberta pela vegetação do tipo taiga




Taiga é um tipo de vegetação encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria, China e Japão. No Brasil e em Portugal chama-se de taiga a cobertura vegetal russa, o nome de floresta de coníferas é dado para se referir à vegetação de outros países que possuem floresta boreal. 

A ocorrência desse tipo de vegetação se dá em regiões de altas latitudes, nas quais predominam temperaturas adversas, onde o frio é intenso e rigoroso durante todo o ano. A taiga ou floresta boreal, que também é chamada de floresta de coníferas, é uma formação vegetal constituída basicamente por pinheiros, adaptados a temperaturas muito baixas e, consequentemente, a uma significativa quantidade de neve que desliza em suas folhas de formato pontiagudo. 

Em países como Canadá, Rússia e China, a floresta em questão representa uma fonte econômica, pois a extração de madeira é realizada. No passado, a extração de madeira era praticada de forma predatória, fato que provocou a devastação de grande parte desse tipo de floresta. Atualmente essa prática é combatida efetivamente, sendo permitida somente a extração por meio de regime de reflorestamento e com a aplicação de manejo florestal. 

Em regiões onde a cobertura de floresta boreal predomina, os solos são pobres em nutrientes e apresentam uma coloração esbranquiçada. Apesar dessa característica - que o coloca como impróprio para o cultivo - tem sido possível aproveitá-lo para o desenvolvimento da agricultura graças aos recursos agrícolas (adubos e fertilizantes químicos). 

Quanto à fauna, essa vegetação abriga uma relativa diversidade de animais, com destaque para: alces, renas, veados, ursos, lobos, raposas, linces, arminhos, martas, esquilos, morcegos, coelhos, lebres, tigres (taiga russa), além de aves como pica-paus e falcões. Quanto à fauna aquática, o destaque é para o salmão, peixe típico desse tipo de ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .