quarta-feira, 12 de junho de 2013

Vegetação Mediterrânea


Vegetação mediterrânea   Floresta mediterrânea primitiva da Era Terciária    Vegetação mediterrânea ou floresta mediterrânea é um tipo de vegetação que se forma em regiões onde o clima predominante é o mediterrâneo, é constituída por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. Essa cobertura vegetal apresenta duas características, os maquis e garrigue. Em regiões influenciadas pelo clima mediterrâneo, os verões são secos e os invernos chuvosos.   Esse tipo de vegetação é típico do sul da Europa, onde há maior concentração, mas são encontradas, em áreas reduzidas, na Califórnia (Estados Unidos), Chile, África do Sul e Austrália.   As espécies arbóreas identificadas na vegetação mediterrânea são sobreiro, azinheiro, oliveira-brava, pinheiro, cedro e cipestre.   Atualmente, a floresta mediterrânea original quase não existe mais, isso é resultado da ação antrópica (pecuária, extração de madeira, agricultura, entre outros).   A vegetação em questão é formada basicamente por maquis e garrigue.   Os maquis são compostos por arbustos densos e fechados, as principais espécies encontradas são medronheiro, loureiro, urze, giesta espinhosa, piteira e cactos.   Garrigue é uma formação vegetal constituída por arbustos de pequeno porte e relativamente esparsos. As principais espécies identificadas nessas áreas são buxo, carrasco, alecrim, rosmaninho, alfazema e o timo.   A vegetação mediterrânea abriga um número elevado de espécies de animais. As principais espécies de mamíferos são veados, coelhos, lebres, lobos, raposas, javalis e pequenos roedores. Dentre as aves, destacam-se corvos, tentilhões, águias, corujas e falcões. Os répteis principais são lagartos, cobras e víboras. Além de uma abundante quantidade de insetos
Floresta mediterrânea primitiva da Era Terciária
 

Vegetação mediterrânea ou floresta mediterrânea é um tipo de vegetação que se forma em regiões onde o clima predominante é o mediterrâneo, é constituída por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. Essa cobertura vegetal apresenta duas características, os maquis e garrigue. Em regiões influenciadas pelo clima mediterrâneo, os verões são secos e os invernos chuvosos. 

Esse tipo de vegetação é típico do sul da Europa, onde há maior concentração, mas são encontradas, em áreas reduzidas, na Califórnia (Estados Unidos), Chile, África do Sul e Austrália. 

As espécies arbóreas identificadas na vegetação mediterrânea são sobreiro, azinheiro, oliveira-brava, pinheiro, cedro e cipestre. 

Atualmente, a floresta mediterrânea original quase não existe mais, isso é resultado da ação antrópica (pecuária, extração de madeira, agricultura, entre outros). 

A vegetação em questão é formada basicamente por maquis e garrigue. 

Os maquis são compostos por arbustos densos e fechados, as principais espécies encontradas são medronheiro, loureiro, urze, giesta espinhosa, piteira e cactos. 

Garrigue é uma formação vegetal constituída por arbustos de pequeno porte e relativamente esparsos. As principais espécies identificadas nessas áreas são buxo, carrasco, alecrim, rosmaninho, alfazema e o timo. 

A vegetação mediterrânea abriga um número elevado de espécies de animais. As principais espécies de mamíferos são veados, coelhos, lebres, lobos, raposas, javalis e pequenos roedores. Dentre as aves, destacam-se corvos, tentilhões, águias, corujas e falcões. Os répteis principais são lagartos, cobras e víboras. Além de uma abundante quantidade de insetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .