quarta-feira, 12 de junho de 2013

Falha de San Andreas


Falha de San Andreas    Fotografia da Falha de San Andreas   A Falha de San Andreas – em português também conhecida como Falha de Santo André – é uma falha geológica causada pelo afastamento entre duas placas tectônicas. Trata-se de uma área geologicamente instável, onde se registra a presença de intensos e constantes terremotos. Essa falha localiza-se na porção oeste dos Estados Unidos, no estado da Califórnia, e possui 1.300 km de extensão. Ela é encarada como uma ameaça pela população estadunidense, que já testemunhou intensos e marcantes terremotos nessa região. Existe, inclusive, o temor de um possível abalo sísmico que devastaria toda a Califórnia e dividiria a região ao meio: o “Big One”. Ele passou a ser temido desde o ano de 1906, quando um terremoto transformou a cidade de São Francisco em ruínas. Os temores vêm aumentando nos últimos anos, sobretudo pelo período de estabilidade temporária da região. Geólogos que estudam essa falha ressaltam que, quanto o maior período de “sossego”, mais perigoso torna-se, pois a zona instável vai acumulando cada vez mais energia, que pode ser totalmente liberada de uma só vez no próximo terremoto. Por definição, entende-se como falha geológica um fenômeno natural causado pelo movimento de duas placas tectônicas que não se aproximam e não se afastam, mas que se deslocam tangencialmente. No caso de San Andreas, essa falha é produzida pelos movimentos da Placa do Pacífico e da Placa Norte-Americana. 
Fotografia da Falha de San Andreas




Falha de San Andreas – em português também conhecida como Falha de Santo André – é uma falha geológica causada pelo afastamento entre duas placas tectônicas. Trata-se de uma área geologicamente instável, onde se registra a presença de intensos e constantes terremotos.
Essa falha localiza-se na porção oeste dos Estados Unidos, no estado da Califórnia, e possui 1.300 km de extensão. Ela é encarada como uma ameaça pela população estadunidense, que já testemunhou intensos e marcantes terremotos nessa região.
Existe, inclusive, o temor de um possível abalo sísmico que devastaria toda a Califórnia e dividiria a região ao meio: o “Big One”. Ele passou a ser temido desde o ano de 1906, quando um terremoto transformou a cidade de São Francisco em ruínas.
Os temores vêm aumentando nos últimos anos, sobretudo pelo período de estabilidade temporária da região. Geólogos que estudam essa falha ressaltam que, quanto o maior período de “sossego”, mais perigoso torna-se, pois a zona instável vai acumulando cada vez mais energia, que pode ser totalmente liberada de uma só vez no próximo terremoto.
Por definição, entende-se como falha geológica um fenômeno natural causado pelo movimento de duas placas tectônicas que não se aproximam e não se afastam, mas que se deslocam tangencialmente. No caso de San Andreas, essa falha é produzida pelos movimentos da Placa do Pacífico e da Placa Norte-Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .