quarta-feira, 12 de junho de 2013

Plutão.

Plutão   Plutão   Plutão, descoberto em 1930 pelo astrônomo Clyde Tombaugh, está localizado no Cinturão de Kuiper, cuja distância para o Sol varia de 4,5 bilhões a 7,5 bilhões de quilômetros. Com isso, todos os corpos desse Cinturão apresentam temperaturas baixas, como, por exemplo, Plutão: 200° Celsius negativos.   A distância de Plutão para o planeta Terra também é muito grande, dificultando as observações e o envio de sondas espaciais para a obtenção de informações. Entre as características de Plutão podemos destacar a sua atmosfera, composta principalmente por nitrogênio, metano e monóxido de carbono; sua composição interna (rochas e gelo); e o diâmetro, com 2.306 quilômetros.   O movimento de rotação, caracterizado pelo deslocamento em torno de seu próprio eixo, é realizado em um tempo equivalente a 6,5 dias terrestres. O movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) em Plutão é finalizado em 248 anos terrestres, portanto um ano em Plutão corresponde a 248 anos na Terra.   Desde 1930 o sistema solar foi formado por nove planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Entretanto, em agosto de 2006, uma reunião de astrônomos da União Astronômica Internacional (IAU), órgão responsável pela definição e caracterização dos planetas, reclassificou Plutão, que passou a ser considerado um planeta anão.   Sendo assim, o sistema solar, atualmente, é formado por apenas oito planetas. Plutão se juntou a Ceres e Eris na categoria de planeta anão. Essa decisão foi motivada pelas características de Plutão, sobretudo pela sua forma, tamanho e massa. Outro ponto importante é que um planeta deve eliminar de sua órbita outros corpos. No entanto, a órbita de Plutão sofre interferência de outros corpos. 
Plutão




Plutão, descoberto em 1930 pelo astrônomo Clyde Tombaugh, está localizado no Cinturão de Kuiper, cuja distância para o Sol varia de 4,5 bilhões a 7,5 bilhões de quilômetros. Com isso, todos os corpos desse Cinturão apresentam temperaturas baixas, como, por exemplo, Plutão: 200° Celsius negativos. 

A distância de Plutão para o planeta Terra também é muito grande, dificultando as observações e o envio de sondas espaciais para a obtenção de informações. Entre as características de Plutão podemos destacar a sua atmosfera, composta principalmente por nitrogênio, metano e monóxido de carbono; sua composição interna (rochas e gelo); e o diâmetro, com 2.306 quilômetros. 

O movimento de rotação, caracterizado pelo deslocamento em torno de seu próprio eixo, é realizado em um tempo equivalente a 6,5 dias terrestres. O movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) em Plutão é finalizado em 248 anos terrestres, portanto um ano em Plutão corresponde a 248 anos na Terra. 

Desde 1930 o sistema solar foi formado por nove planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Entretanto, em agosto de 2006, uma reunião de astrônomos da União Astronômica Internacional (IAU), órgão responsável pela definição e caracterização dos planetas, reclassificou Plutão, que passou a ser considerado um planeta anão. 

Sendo assim, o sistema solar, atualmente, é formado por apenas oito planetas. Plutão se juntou a Ceres e Eris na categoria de planeta anão. Essa decisão foi motivada pelas características de Plutão, sobretudo pela sua forma, tamanho e massa. Outro ponto importante é que um planeta deve eliminar de sua órbita outros corpos. No entanto, a órbita de Plutão sofre interferência de outros corpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .