quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tundra

Tundra   Típica paisagem de tundra.   Ao longo da superfície terrestre há uma grande variedade de paisagens, uma delas é a tundra, que é um tipo de cobertura vegetal composta por musgos e liquens, que aparece em um restrito período do ano, na curta estação do verão.   A tundra ocupa uma extensa área do planeta, cerca de um quinto da superfície terrestre, sendo identificada em regiões polares, abrangendo os seguintes territórios: norte do Alasca, Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria. Esse tipo de vegetação pode se apresentar de duas formas: tundra alpina e tundra ártica.   Tundra Alpina   Esse tipo de tundra pode ser encontrado em diversos países, mais precisamente nos pontos mais elevados das montanhas. Nessas áreas a temperatura é muito baixa, com ocorrência de intensos ventos, são identificados arbustos, ervas e musgos, entre os quais vivem alguns animais, como cabras da montanha, alces, marmotas e insetos.   Tundra Ártica   Esse tipo de tundra ocorre nas regiões polares sul e norte. A vegetação é diretamente influenciada pela escassez de luz e de chuva, além do frio excessivo e da falta de umidade. Em razão das condições climáticas observadas nas regiões polares, a vegetação não possui árvores.   O processo de ocupação humana nessa parte do planeta é comprometido pelo fato de se tratar de um clima extremamente frio, além disso, a incidência de raios solares é modesta e os solos pobres em nutrientes; apesar de algumas áreas possuírem um subsolo abundante em recursos minerais.  Foi constatado, através de estudos, que na região polar (norte) há importantes jazidas de petróleo e outros minerais. Por isso, recentemente, tem sido implantada na área uma infraestrutura direcionada à extração mineral. O que não acontece na região polar sul, uma vez que não existe povoamento, exceto as bases científicas ali fixadas.  
Típica paisagem de tundra.




Ao longo da superfície terrestre há uma grande variedade de paisagens, uma delas é a tundra, que é um tipo de cobertura vegetal composta por musgos e liquens, que aparece em um restrito período do ano, na curta estação do verão. 

A tundra ocupa uma extensa área do planeta, cerca de um quinto da superfície terrestre, sendo identificada em regiões polares, abrangendo os seguintes territórios: norte do Alasca, Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria. Esse tipo de vegetação pode se apresentar de duas formas: tundra alpina e tundra ártica. 

Tundra Alpina 
Esse tipo de tundra pode ser encontrado em diversos países, mais precisamente nos pontos mais elevados das montanhas. Nessas áreas a temperatura é muito baixa, com ocorrência de intensos ventos, são identificados arbustos, ervas e musgos, entre os quais vivem alguns animais, como cabras da montanha, alces, marmotas e insetos. 

Tundra Ártica 
Esse tipo de tundra ocorre nas regiões polares sul e norte. A vegetação é diretamente influenciada pela escassez de luz e de chuva, além do frio excessivo e da falta de umidade. Em razão das condições climáticas observadas nas regiões polares, a vegetação não possui árvores. 

O processo de ocupação humana nessa parte do planeta é comprometido pelo fato de se tratar de um clima extremamente frio, além disso, a incidência de raios solares é modesta e os solos pobres em nutrientes; apesar de algumas áreas possuírem um subsolo abundante em recursos minerais. 
Foi constatado, através de estudos, que na região polar (norte) há importantes jazidas de petróleo e outros minerais. Por isso, recentemente, tem sido implantada na área uma infraestrutura direcionada à extração mineral. O que não acontece na região polar sul, uma vez que não existe povoamento, exceto as bases científicas ali fixadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .