quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mercúrio.

Mercúrio   Mercúrio  Com um diâmetro 40% menor do que o da Terra, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar. É também o planeta mais próximo do Sol, fato que faz com que durante o dia, sua temperatura chegue a atingir níveis altíssimos, como 430ºC. Entretanto, durante a noite essa temperatura pode cair para aproximadamente -180ºC, conferindo ao planeta, uma grande amplitude térmica. Devido à impressão de que o planeta parecia se mover mais depressa do que os outros, foi lhe dado o nome do deus romano Mercúrio, conhecido por ser o mensageiro dos deuses e por possuir asas nos pés.   A superfície do planeta é muito semelhante à da Lua, resultado do constante bombardeamento de meteoritos. De fato, a superfície de Mercúrio é crivada de crateras, grandes penhascos, escarpas e muitas correntes de lava. Embora no planeta, o sol pareça duas vezes e meia maior do que na Terra, o céu é sempre negro, uma vez que a atmosfera não é suficiente para causar a dispersão da luz solar.   Embora Mercúrio não esteja preso ao Sol, como o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli havia afirmado em 1880, seu período de rotação está relacionado com o período orbital, rodando uma vez e meia por cada órbita. Por esse motivo, seu movimento de rotação dura 176 dias terrestres.   Devido ao fato de estar bastante próximo ao sol, só é possível ver o planeta imediatamente antes do nascer ou após o pôr-do-sol. A maioria das descobertas científicas em relação ao planeta, como a descoberta de que Mercúrio possuía um campo magnético, por exemplo, veio através da sonda espacial Mariner 10, lançada em 3 de Novembro de 1973. 
Mercúrio



Com um diâmetro 40% menor do que o da Terra, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar. É também o planeta mais próximo do Sol, fato que faz com que durante o dia, sua temperatura chegue a atingir níveis altíssimos, como 430ºC. Entretanto, durante a noite essa temperatura pode cair para aproximadamente -180ºC, conferindo ao planeta, uma grande amplitude térmica. Devido à impressão de que o planeta parecia se mover mais depressa do que os outros, foi lhe dado o nome do deus romano Mercúrio, conhecido por ser o mensageiro dos deuses e por possuir asas nos pés. 

A superfície do planeta é muito semelhante à da Lua, resultado do constante bombardeamento de meteoritos. De fato, a superfície de Mercúrio é crivada de crateras, grandes penhascos, escarpas e muitas correntes de lava. Embora no planeta, o sol pareça duas vezes e meia maior do que na Terra, o céu é sempre negro, uma vez que a atmosfera não é suficiente para causar a dispersão da luz solar. 

Embora Mercúrio não esteja preso ao Sol, como o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli havia afirmado em 1880, seu período de rotação está relacionado com o período orbital, rodando uma vez e meia por cada órbita. Por esse motivo, seu movimento de rotação dura 176 dias terrestres. 

Devido ao fato de estar bastante próximo ao sol, só é possível ver o planeta imediatamente antes do nascer ou após o pôr-do-sol. A maioria das descobertas científicas em relação ao planeta, como a descoberta de que Mercúrio possuía um campo magnético, por exemplo, veio através da sonda espacial Mariner 10, lançada em 3 de Novembro de 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .