Uma típica usina nuclear
A capacidade de gerar energia através das usinas nucleares está baseada na fissão (quebra) de átomos de urânio em um reator. A energia produzida na fissão nuclear do urânio é utilizada para aquecer um caldeirão que irá gerar vapor.
O vapor gerado será induzido a passar por um sistema de turbinas, as quais irão fazer girar um gerador, o qual irá gerar eletricidade através da indução magnética. As usinas nucleares é uma das formas de obtenção de energia elétrica característica de países desenvolvidos, levando em consideração o alto custo de instalação e a avançada tecnologia implantada ao processo.
Os principais países onde a produção de energia elétrica é maior a partir da fissão nuclear são a França (70% do consumo de energia nuclear), a Bélgica (55%), a Suécia (50%), a Ucrânia (46%) e a Suíça (40%). Porém, o maior número de usinas construídas e o maior desenvolvimento dessa tecnologia estão nos Estados Unidos, na França, no Japão, na Rússia, no Reino Unido, na Alemanha e na Coréia do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário