Placas coletoras de luz solar.
A energia solar é uma ótima fonte alternativa de geração de energia, pois diretamente não provoca impactos ambientais. Todos os dias o planeta recebe uma imensa quantidade de energia proveniente da luz solar. Algumas estimativas afirmam que se utilizasse todo o potencial de energia solar em escala mundial seria possível gerar um percentual de energia duas mil vezes a produção total de todas as usinas nucleares, termoelétricas e hidrelétricas.
Para esse cálculo foi levado em conta somente as áreas emersas do planeta, tais como continentes e ilhas, uma vez que ainda teria a possibilidade de usar a superfície dos oceanos para essa finalidade.
Apesar dos pontos positivos, existem também as dificuldades na implantação em grande escala da extração de energia dessa natureza, o ponto crucial seria desenvolver formas de explorar buscando uma maneira econômica, além de criar métodos de armazenamento.
Grande parte da energia solar hoje é usada em residências, em chuveiro, geladeira e outros, o uso dessa fonte alternativa ainda é bastante modesto.
No mundo, são restritos os países que fazem uso desse tipo de energia em grande escala, são raros os casos como de Israel, em que aproximadamente 70% das casas tem placas coletoras; e na Indonésia, onde cerca de 15 mil casas são iluminadas totalmente por energia solar. Além disso, já existem projetos de veículos movidos à energia solar no Japão, Alemanha e Estados Unidos.
Iniciativas como da Alemanha são importantes para o fornecimento de energia, o governo desse país, em fase de experiência, oferece subsídio às famílias que instalam equipamentos que transformam energia solar em eletricidade, o excedente é repassado para outras áreas da cidade e o governo paga por isso.
Os custos para instalação desse tipo de equipamento são elevados, o que prejudica a dispersão do uso em escala global, porém isso será uma boa perspectiva para um futuro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário