sábado, 1 de junho de 2013

Animais

                             O Reino Animalia compreende aproximadamente 35 filos, e uma gama de representantes. Estes seres, dotados de um grande número de células eucarióticas, obtém nutrientes e energia a partir da ingestão de outros seres vivos sendo, por isso, considerados heterotróficos. A maioria é simétrica, possui cabeça definida, cavidade corporal interna e segmentação corporal.   Assim como as plantas, possuem tecidos, com graus variados de especialização, sendo que os do tipo nervoso e muscular são encontrados apenas neste reino. Tal novidade evolutiva, juntamente com o esqueleto, permitiu com que colonizassem os mais diversos ambientes. Órgãos do sentido e sistema nervoso são também característicos.   A reprodução pode ser sexuada ou assexuada, sendo que existem representantes que executam estas duas modalidades. Quanto ao ciclo reprodutivo, a meiose produz, diretamente, gametas.   Acredita-se que os ancestrais dos filos atuais surgiram entre 565 e 525 milhões de anos atrás, e que estes eram colônias de protozoários coanoflagelados.   O ramo da Biologia responsável pelo estudo dos animais chama-se Zoologia e, por questões unicamente didáticas, os animais são divididos em invertebrados (poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos) e vertebrados: representantes do Filo Chordata.
                                                           Corais: representantes do reino animal.

O Reino Animalia compreende aproximadamente 35 filos, e uma gama de representantes. Estes seres, dotados de um grande número de células eucarióticas, obtém nutrientes e energia a partir da ingestão de outros seres vivos sendo, por isso, considerados heterotróficos. A maioria é simétrica, possui cabeça definida, cavidade corporal interna e segmentação corporal. 

Assim como as plantas, possuem tecidos, com graus variados de especialização, sendo que os do tipo nervoso e muscular são encontrados apenas neste reino. Tal novidade evolutiva, juntamente com o esqueleto, permitiu com que colonizassem os mais diversos ambientes. Órgãos do sentido e sistema nervoso são também característicos. 

A reprodução pode ser sexuada ou assexuada, sendo que existem representantes que executam estas duas modalidades. Quanto ao ciclo reprodutivo, a meiose produz, diretamente, gametas. 

Acredita-se que os ancestrais dos filos atuais surgiram entre 565 e 525 milhões de anos atrás, e que estes eram colônias de protozoários coanoflagelados. 

O ramo da Biologia responsável pelo estudo dos animais chama-se Zoologia e, por questões unicamente didáticas, os animais são divididos em invertebrados (poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos) e vertebrados: representantes do Filo Chordata. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe .